Alfabetização, Leitura e Escrita


1-LINGUAGEM ESCRITA E OPERAÇÕES DE TEXTUALIZAÇÃO: UMA PERSPECTIVA LONGITUDINAL 
Cancionila Janzkovski Cardoso (UFMT) 
2-A AVENTURA DA LEITURA E DA ESCRITA ENTRE MESTRES DE Roleplaying Games (RPG) 
Andréa Pavão (PUC-Rio) 
3-PRESENÇAS DA TEORIA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: O PERCURSO DE UM MANUAL ESCOLAR 
M. Graça R. Paulino (UFMG - FAE - CEALE) 
4-CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA. 
Roseli Rodrigues de Mello; Claudia R. Reyes; Aline M. M. R. Reali; Elizabeth Martucci; Emília Freitas de Lima; Maria da Graça .N. Mizukami; Regina S. P. Tancredi (UFSCar; Financiamento FAPESP) 
5-EU QUERO AQUELE... ESSE AQUI NÃO... CENAS DE PERCEPÇÕES INFANTIS PRESENTES NA ESCOLHA DO LIVRO
Gladys Rocha (UFMG) 
6-LEITURA E ESCRITA NAS VOZES DE FUTUROS PROFESSORES
Melo, Dinorá Machado (PUC-Rio); Souza e Mello, Maria Lucia (PUC-Rio); Frangella, Rita de Cássia P. (UERJ) 
7-LUGARES DA LEITURA E DA ESCRITA NUMA ESCOLA DE FORMAÇÃO 
CARVALHO, Maria Cristina Monteiro Pereira  (PUC-Rio) 
8-ESCRITA TECLADA: UMA NOVA FORMA DE ESCREVER?
Maria Teresa de Assunção Freitas (UFJF) 
9-PRODUÇÃO DE TEXTOS NARRATIVOS EM PARES: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE INTERAÇÃO 
LEAL, Telma Ferraz (UFPE); LUZ, Patrícia Santos (Escola Arco Íris) 
10-APRENDENDO A LER NAS LENTES DO JORNAL 
Saraí Schmidt (UFRGS) 
11-ESCREVENDO SUAS HISTÓRIAS POR “LINHAS TORTAS”: OS TEXTOS DE MENINOS DE UM INTERNATO 
Raquel G. Salgado (UFMT/Rondonópolis)  O COMPUTADOR E A ALFABETIZAÇÃO: Estudo das concepções subjacentes nos softwares para a Educação Infantil 
STEMMER, Márcia R. G. S. (UFSC) 
12-PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA E NAS FAMÍLIAS EM MEIOS POPULARES 
Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo (UFMG) 
13-LOS PROCESOS DE APRENDIZAJE DE LA ESCRITURA EN NIÑOS DE SECTORES URBANO-MARGINADOS 
Beatriz Diuk (Instituto de Lingüística/Universidad de Buenos Aires - CONICET)  14-NOMES E COISAS: o pensamento de crianças pré-escolares 
Maria José dos Santos; Maria Regina Maluf (PUCSP) 15-ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO LITERATURA/ESCOLA 
Aracy Martins Evangelista (UFMG)         T1008587950265.doc 
16-LIVROS SOBRE RODAS: O CIRCUITO DA LEITURA DE PROFESSORAS NO MEIO RURAL 
Vânia Aparecida Costa (FAFIDIA)         T1053293519559.rtf 
17-ANALISANDO ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TEXTOS POR PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS 
Telma Ferraz Leal (UFPE) ; Gilda Lisbôa Guimarães         T1065118597184.doc 
18-TRABALHAR COM TEXTOS E A PARTIR DO TEXTO: MUDANÇAS DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 
Eliana Borges Correia Albuquerque (UFPE)         T1065426429764.doc 
19-PRÁTICAS DE LEITURAS DE CRIANÇAS: O CASO DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 
Guaracira Gouvea (FE-UCP)         T1071667723212.doc 
20-HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES EM CAMADAS POPULARES 
Andréa Pavão (PUC-Rio)         T1072169167122.DOC 
21-USOS E FUNÇÕES SOCIAIS DA LÍNGUA ESCRITA NO JORNAL ESCOLAR 
Dorivaldo Alves Salustiano (UFC)         T1085884481900.doc 
 22-O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO COM A LEITURA E A PRÁTICA DOCENTE: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 
Valdete Côco (PPGE-UFE)         T1092503146889.doc 
 23-IMAGEM, TEXTO E ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO COMO RECURSOS EXPRESSIVOS DE ESTRUTURAÇÃO DE REVISTAS PEDAGÓGICAS 
Isabel Cristina Alves da Silva Frade (UFMG) T1093328778927.doc 
 24-NO DISCURSO PRODUZIDO EM SALAS DE BATE-PAPO DA INTERNET, A DESCOBERTA DE UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE LINGUAGEM 
Alessandra Sexto Bernardes (UFJF) ; Paula Michelle Teixeira Vieira         T1096468548691.doc 
 25-A DIMENSÃO REFLEXIVA DA LÍNGUA ESCRITA: APONTANDO OS DESDOBRAMENTOS DE UMA ENTREVISTA 
Cancionila Janzkovski Cardoso (UFMT)         T1098541688449.DOC 
 26-LIVROS PARA A ALFABETIZAÇÃO:: AS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NO CAMPO DA PRODUÇÃO EDITORIAL, A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD 1998 E 2000): COMO AS POSIÇÕES DE DIFERENTES AGENTES - GOVERNO. EDITORES E PESQUISADORES DAS UNIVERSIDADES – DEFINEM O PERFIL DOS LIVROS CONSIDERADOS DE QUALIDADE PELO MEC E DE ACEITABILIDADES PELAS ESCOLAS 
Ceris Salete Ribas Silva (FaE-UFMG)         P1053012402736.rtf 
 27-PRÁTICAS DISCURSIVAS: A CONSTRUÇÃO DA FALA DOS ALUNOS EM UMA SALA DE AULA DE ALFABETIZAÇÃO 
Marco Antônio Melo Franco ; Maria Lúcia Castanheira        P1063452506904.DOC 
 28-QUEM É O PROFESSOR QUE ALFABETIZA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE? 
Maria do Socorro Macedo (FAE/UFMG)         P1083857244770.DOC 
 29-A ARGUMENTATIVIDADE EM TEXTOS INFANTIS 
Carmi Ferraz Santos (UNICAMP)         P1095407538157.doc  30-PRÁTICAS UNIVERSITÁRIAS DE LEITURA E ESCRITA DE FUTUROS PROFESSORES
ANDRADE, Ludmila Thomé de - FE- UFRJ (FUJB)  31-ENTRE O SINGULAR E O PLURAL: RELAÇÃO COM O SABER E LEITURA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO
ESPÍNDOLA, Ana Lucia – UFMS (CAPES)  32-ARGUMENTANDO NA ESCOLA: O REAL E O IMAGINÁRIO NA INTERLOCUÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
LEAL, Telma Ferraz – UFPE 33-INTERAÇÕES NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA: o trabalho com projetos no primeiro ciclo
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes – UFMG
MORTIMER, Eduardo Fleury – UFMG (CNPQ/CAPES) 34-INTERAÇÃO, LETRAMENTO, METODOLOGIA DE PROJETOS - A MEDIAÇÃO NOS EVENTOS DE LETRAMENTO EM BIBLIOTECAS E SALAS DE LEITURA
MARTINS, Aracy - FAE/UFMG (Subprojeto CNPq) 35-A ADOÇÃO DO MÉTODO INVERSO NA COMPREENSÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
MARTINS, Maria Sílvia Cintra – UFSCAR  36-A REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA E A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA
MILLER, Stela - UNESP – Campus de Marília  37-APRENDIZAGENS DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA APÓS A FORMAÇÃO INICIAL
MONTEIRO, Hilda Maria - UFSCar/SMEC (CAPES)  38-LITERATURA INFANTIL E ESCOLA: O PAPEL DAS MEDIAÇÕES
OSWALD, Maria Luiza – UERJ
SILVA, Andreia Attanazio - UERJ (CNPq - PIBIC/UERJ)  39-A DIMENSÃO FORMADORA DA UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DO HABITUS DA LEITURA E DA ESCRITA
PAVÃO, Andréa PUC-Rio/UERJ (CNPq)  40-PONTUAÇÃO E GÊNEROS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA
SILVA, Alexsandro da - UFPE   41-ALTERAÇÃO DE LEITURA E ESCRITA - O DIÁLOGO ENTRE A CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA E A ESCOLA.
SIQUEIRA, Cinthia Lucia de Oliveira – UNIMEP (CAPES)  42-A ESCOLARIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO 
TRINDADE, Iole Maria Faviero – UFRGS (CNPq; PROPESQ/UFRGS)  43-DO TEXTO PELAS MÃOS DO ESCRITOR AO TEXTO NAS MÃOS DO LEITOR: PRESSUPOSTOS BAKHTINIANOS PARA PENSAR A LEITURA E A ESCRITA NA BIBLIOTECA
Alessandra Sexto Bernardes (UFJF)   44-A FOTOCÓPIA COMO INSTITUIÇÃO
Andréa Pavão   45-MONSTRO À SOLTA OU... ANÁLISE LINGÜÍSTICA NA ESCOLA: APROPRIAÇÕES DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS ANTE AS NOVAS PRESCRIÇÕES PARA O ENSINO DE "GRAMÁTICA" 
Artur Gomes de Morais (UFPE)   46-LEITURAS DA MÍDIA: ENTRE A CRÍTICA E O ASSUJEITAMENTO
Claudia Cristina dos Santos Andrade (UERJ)   47-OS PROCESSOS E CRITÉRIOS SUJACENTES À ESCOLHA DE LIVROS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS 
Maria da Graça Ferreira da Costa Val (UFMG)   48-AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTIOS POR PROFESSORES DE ALFABETIZAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA E SUSÍDIOS PARA O PROGRAMA NACIONAL DE LIVROS DIDÁTICOS 
Maria das Graças de Castro Bregunci; Ceris Salete Ribas da Silva (UFMG)   49-DOS SABERES DOCENTES À ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: UM CONTRIBUTO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES 
Maria Estela Costa Holanda Campelo (UFRN)   50-PROCESSOS DE ESCOLHA, RECEBIMENTO E USO DE LIVROS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS 
Maria Lúcia Castanheira; Aracy Alves Martins Evangelista (UFMG)  51-CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO EM ORIENTAÇÕES CURRICULAREs (arquivo .zip)
Marildes Marinho (FAE/UFMG)  52-O TEXTO ARGUMENTATIVO NA ESCOLA: CONSTRUÇÃO OU PRESCRIÇÃO? 
Telma Ferraz Leal; Antonio Roazzi (UFPE)  53-A ALFABETIZADORA CONSTRUTIVISTA REPRESENTADA POR PROFESSORAS
Déa Lucia Campos Pernambuco (UFJF) 54-CONSTRUTIVISMO ENTRE ALFABETIZADORES: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CAMPO SEMÂNTICO DE SUAS REPRESENTAÇÕES
Laeda Bezerra Machado (UFPE) 55-A LITERATURA E SUAS APROPRIAÇÕES (INSUBMISSAS) POR LEITORES JOVENS
Maria Zélia Versiani Machado (UFMG)  56-DANDO VOZ AO SUJEITO DA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Regina Mary Cesar Reis (UNITAU) 57-A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS POÉTICOS EM PARES E O PROCESSO DE INTERAÇÃO
Sueli Silva Gorricho Costa (FEI) 58-A ESCRITA E A LEITURA DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO (PDF)
Cláudia Maria Mendes Gontijo - UFES  59-PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E SUAS LEITURAS TEÓRICAS
INÊS CRISTINA DE MELO MAMEDE - UFC (FUNCAP) 60-O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: VARIAÇÕES EM TORNO DA "GRAMATIQUINHA BRASILEIRA".
Ivan Russeff - UCDB 61-A CONSTITUIÇÃO DAS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA E O USO DO LIVRO DIDÁTICO: ANALISE DE UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO NO PRIMEIRO CICLO.
Maria do Socorro Alencar Nunes-Macedo - UFMG
Eduardo Fleury Mortimer Judith L. Green (CNPQ - doutorado; CAPES - doutorado sandwiche) 62-AUTORIA EM TEXTOS ESCOLARES: A CULTURA DA PUNIÇÃO
Osmar de Souza - FURB 63-O TRABALHO EPILINGÜÍSTICO NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA
Stela Miller - UNESP 64-CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
Telma Ferraz Leal - UFPE (FACEPE) 
65-A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA PRODUÇÃO DE TEXTO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL E NECESSÁRIO
TEREZA BRESSAN DE SOUZA - UFMS
ALDA MARIA DO NASCIMENTO OSÓRIO 
66-O OLHAR DOS ALUNOS SOBRE OS PROCESSOS E TEMPOS DE APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA
Carla Brande - UFSCar
Hilda Monteiro (CAPES) 
67-A ARGUMENTAÇÃO NA ESCRITA DE CRIANÇAS DE NOVE ANOS (PDF)
Isabel Cristina Michelan de Azevedo 68-APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
Regina Mary Cesar Reis - UNITAU 
69-O LETRAMENTO NO CONTEXTO DA PÓS-MODERNIDADE
Valdete Côco - UFF 
70-AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE FAZEM AS PROFESSORAS?
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de – UFPE
FERREIRA, Andréa Tereza Brito – UFRPE
MORAIS, Artur Gomes de – UFPE (CNPq) 
71-ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM MATO GROSSO: ASPECTOS DE UMA TRAJETÓRIA (SÉCULOS XVIII E XIX)
AMÂNCIO, Lázara Nanci de Barros – UFMT 
72-A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DISCUSSÕES PRESENTES NO CENÁRIO ACADÊMICO ATUAL
BRAGAGNOLO, Adriana – UPF
DICKEL, Adriana – UPF 
73-De onde vêm as respostas das crianças a perguntas de compreensão: o texto e os conhecimentos prévios do leitor
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi - UFPE (Capes)
74-A NOTAÇÃO ESCRITA DIGITAL INFLUENCIA A NOTAÇÃO ESCRITA ESCOLAR?
CAIADO, Roberta – UFPE 
75-ESCRITA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL 
CÔCO, Valdete – UFES/UFF 
76-PRÁTICAS DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: O QUE DIZEM OS LIVROS DIDÁTICOS? O QUE FAZEM OS PROFESSORES?
COUTINHO, Marília de Lucena – UFPE 
77-PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E A LÍNGUA MATERNA: RELACIONANDO AS EXPECTATIVAS, OS CONTEÚDOS E A FORMA DE ENSINÁ-LOS
CUNHA, Alessandra Marques da – UFSCa 
78-LEITURA E ESCRITA NOS CICLOS DE FORMAÇÃO: EXISTE ALGUM AVANÇO?
FRIGOTTO, Edith – UFF (FAPERJ) 
79-Gestos, comportamentos e sociabilidades dos alunos-usuários em situação de produção e recepção de texto digital
GLÓRIA, Julianna Silva – FAE/UFMG
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva - FAE/UFMG (CAPES) 
80-LETRAMENTO E MODOS DE SER LETRADO: DISCUTINDO A BASE TEÓRICO-METODOLÓGICA DO ESTUDO
GOULART, Cecília – UFF (CNPq)
81-ORALIDADE E LETRAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DAS INTERAÇÕES EM RODINHA: ANÁLISE DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO PRIMEIRO CICLO
Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes (UFSJ)
82-ALGUMAS VEREDAS: A PRODUÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS 
OLIVEIRA, Paula Gomes de – UCB 
83-ALGUMAS ESPECIFICIDADES DA LEITURA LITERÁRIA
PAULINO, Maria das Graças Rodrigues - UFMG (CNPq)
84-LETRAMENTO E LEITURAs DO leitor adulto: práTICAS MARCADAS PELA HISTÓRIA E SOCIEDADE
RESENDE, Mara Cristina Fischer – IELUSC
PELANDRE, Nilcea Lemos – UFSC 
85-Métodos para ensinar a ler e a escrever no Espírito Santo no processo inicial da institucionalização da educação PRIMÁRIA pública
SCHWARTZ, Cleonara Maria – UFES/PPGE
FALCÃO, Elis Beatriz de Lima – UFES/PPGE 
86-PRÁTICAS DE LEITURA NA INFÂNCIA: USOS E REINVENÇÕES
SILVA Leila Cristina Borges da – Unicamp 
87-ESCRITAS PARA SI, ESCRITAS PARA O OUTRO NAS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE DOCENTES
SILVA, Maria Emília Lins e – UFPE
BATISTA, Antônio Augusto Gomes – UFMG
 88-ASPECTOS CONSTITUTIVOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
SOPELSA, Cleide dos Santos Pereira – FURB
89-CARREGANDO ÁGUA NA PENEIRA: ESCRITA NA VIDA, ESCRITA NA ESCOLA 
ESPÍNDOLA, Ana Lucia – UFMS  
90-CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREINET PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM A LEITURA E A ESCRITA
LEBER, Vanessa Martiliano da Silva – FFC/UNESP–Marília (CNPq)
90-USOS DO TEMPO NA SALA DE AULA: A ALFABETIZADORA DE VANGUARDA CONSIDERADA BEM SUCEDIDA
PAULA, Flávia Anastácio - UNIOESTE-PR (Capes)
91-O JOVEM E O MANGÁ: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA COMUNIDADE INTERPRETATIVA NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A LEITURA
SILVA, Andréia Cristina Attanazio – UERJ (PIBIC/CNPq)
92-A INFLUÊNCIA DOS MEDIADORES SOCIOCULTURAIS NA ELABORAÇÃO DO SÍMBOLO ESCRITO PELAS CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
VIEIRA, Rosana – PPGE/UFSCar (Capes)