Educação Especial

1- OUVIDOS CEGOS
Christiane Reis Dias Villela Assano 

2- A PERCEPÇÃO DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INSERIDOS NO ENSINO REGULAR
Enicéia Gonçalves Mendes, Ana Carolina Gravena, Giovana Corsi, Marina Neuville Serra

3- POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE CRIANÇAS SURDAS COM BAIXA VISÃO
CADER, Fatima Ali Abdalah Abdel (PPG-Educação Especial/UFSCar); COSTA, Maria Piedade Resende (PPG-Educação Especial/UFSCar; org.)

4- PROCESSOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DOS DEFICIENTES MENTAIS
Fabiany de Cássia Tavares Silva (UFMS — PUC/SP)

5- RESPOSTAS DE EDUCADORES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Lucia Reily, Tania Ansvalenzuela e GiselleFiamoncini (PUCCAMP)

6- OS PCN E AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS : UM DEBATE
Monique Franco (INES)

7- O PLANO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA EXPERIÊNCIA COM PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA
Theresinha Guimarães Miranda (Faculdade de Educação/UFBa)

8- A EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA DE UMA JOVEM COM SÍNDROME DE DOWN
Lineu N.Kohatsu (USP)

9- A INSERÇÃO DA CRIANÇA SURDA EM CLASSE DE CRIANÇAS  OUVINTES: FOCALIZANDO A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (Curso de Fonoaudiologia – UNIMEP)

10- A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO SIMBÓLICO: PARA ALÉM DOS LIMITES IMPOSTOS À DEFICIÊNCIA MENTAL
Anna Maria Lunardi Padilha (UNIFRAN, SP)

11- RELAÇÕES ENTRE O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO/INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E O PROCESSO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO NA SAÚDE MENTAL: UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO POR MEIO DO ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO COM PACIENTES PSIQUIÁTRICOS COM LONGA HISTÓRIA DE INTERNAÇÃO
ARAUJO, Alessandra de. (UFSCar – FAPESP)

12- AS DIFERENÇAS VÃO À ESCOLA… INTERATIVIDADE, INDIVIDUALIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Simone Girardi Andrade (CEUNIFRAN); Claudio Roberto Baptista (PPGEDU-UFRGS); Lourdes Inês Müller (UFRGS)

13-DEFICIÊNCIA E TRABALHO: o caso Mato Grosso do Sul
Samira Saad Pulchério Lancillotti

14- LEMBRANÇAS DA ESCOLA: HISTÓRIAS DE VIDA DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS
CAIADO, Katia Regina Moreno (Faculdade de Educação da PUC-Campinas; doutoranda na Faculdade de Educação da USP)

15- CONSTRUINDO UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Denise Meyrelles de Jesus (PPG em Educação, Centro Pedagógico da Universidade Federal do Espírito Santo)
 (Ana Maria Pontes Pereira e Roselaine Gomes S. de Souza. Bolsistas de Iniciação Científica – PIBIC – CNPq – UFES)

16-UMA INCURSÃO NA RELAÇÃO COGNIÇÃO/NORMALIDADE  Maria Luísa Bissoto  (UNIMEP

17-MOVIMENTOS SOCIAIS E A AUTO-ADVOCACIA: ANALISANDO A PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL Tânia Regina Levada Neves (UFSCar) ; Enicéia Gonçalves Mendes         T1501262238875.doc

18- O PORTADOR DE ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTADO E A DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE VIDA. Haydéa Maria marino de Sant’Anna Reis (UERJ) ; Maria Cláudia Dutra Lopes Barbosa ; Marsyl Bulkool Mettrau         T1531885925338.doc

19-ASPECTOS PRESENTES NA BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN Sonia Lopes Victor (UFES)         T1542009135398.doc

20-EDUCAÇÃO BILÍNGÜE DE SURDOS: GRUPOS DE FAMILIARES. Tárcia Regina Silveira Dias (UNAERP) ; Juliana Cardoso de Melo Rocha ; Cristina Cinto Araújo Pedroso ; Sueli Aparecida Caporali T1551475408316.doc

21-CONVIVENDO COM A DIFERENÇA: OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECAIS NA ESCOLA REGULAR Denise Meyrelles de Jesus (UFES) ; Andressa Mafezoni Caetano ; Ana Marta Bianchi de Aguiar         t1552953621039.doc

22-PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: FORMAÇÃO E CONCEPÇÕES Luciana Pacheco Marques (UFJF)     T1553072567596.doc

23-A CONSTRUÇÃO DO ANORMAL: UMA ESTRATÉGIA DE PODER Carlos Alberto Marques (UFJF)     T1553129810195.doc  

24-A ESCRITA DO SURDO: RELAÇÃO TEXTO E CONCEPÇÃO Luciana Aparecida Oliveira (UFJF)     T1553664992074.doc  

25-A INTEGRAÇÃO PELO TRABALHO NA SOCIEDADE DA EXCLUSÃO Samira Saad Pulchério Lancillotti (UEMS)         T1558604693086.DOC  

26-A PEDAGOGIA CULTURAL DA MÍDIA: O QUE ELA NOS ENSINA SOBRE OS SURDOS E A SURDEZ? Adriana da Silva Thoma (UFRGS)         T1559150226899.doc 

27-ENCAMINHAMENTO DE CRIANÇAS À CLASSE ESPECIAL: O REGISTRO OFICAL DOS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS Tatiana Platzer do Amaral (UMC)         T1581601862887.doc 

28-EXCLUSÃO DO PÚBLICO, INCLUSÃO DO PRIVADO: A TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Shirley Silva (UNISAL)         T1581999935652.doc 

29-REFLEXÕES SOBRE O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO DA DEFICIÊNCIA MENTAL UTILIZADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL Alexandra Ayach Anache (UFMS)         T1588251664220.doc 

30-SENTIDOS CONSTRUÍDOS SOBRE A INDEPENDÊNCIA DE JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN POR UM GRUPO DE PAIS E PROFISSIONAIS Evani Andreatta Amaral Camargo (UNIMEP)         T1591013990038.doc 

31-O BRINCAR DE CRIANÇAS SURDAS: EXAMINANDO A LINGUAGEM NO JOGO IMAGINÄRIO Maria Cecília Rafael de Góes (UNIMEP)         T1591284589667.doc 

32-A PROPOSTA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA QUESTÃO DE INTEGRAÇÃO? Rosalba Maria Cardoso Garcia (UFSC)         T1599409506699.doc 

33-PRODUZINDO SUJEITOS SURDOS CRISTÃOS Maura Corcini Lopes (UFRGS)         T1599436396089.doc

34-CONSTRUINDO UM OLHAR MULTICULTURAL SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães (UECE/CED)         P1566139621984.DOC

35- O PROCESSO DE REABILITAÇÃO DE ADULTOS CEGOS ADQUIRIDOS: RESULTADOS PRELIMINARES João R. Franco; Tárcia Regina S. Dias (UFSCar)        P1591828840492.DOC

36-CONCEPÇÕES DE ENSINO DE PROFESSORES DE SURDOS
Ana Dorziat (UFPB)

37-O ALUNO SURDO NA ESCOLA INCLUSIVA: OCORRÊNCIAS INTERATIVAS E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS
Dulcéria Tartuci (CAC-UFG)

38-O DIREITO DE COMUNICAR, POR QUE NÃO? COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA APLICADA A PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO CONTEXTO DE SALA DE AULA
Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar

39-O IMPACTO DA PSICOLOGIA NA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE DEFICIÊNCIA MENTAL
Márcia Imaculada de Souza (UNIMEP)

40-MEDICALIZAÇÃO, REABILITAÇÃO, NORMALIZAÇÃO: UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Márcia Lise Lunardi (UFRGS)

41-ESTADO E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES DO LIBERALISMO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
Paulo Ricardo Ross (UFPR)

42-SAÚDE-DOENÇA”, “NORMALIDADE-DESVIO”, “INCLUSÃO-EXCLUSÃO”: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA SÍNDROME DE DOWN EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Rita de Cássia Pereira Lima; Victor Evangelista de Faria Ferraz (UNAERP)

43-A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM CLASSES COMUNS: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO
Vera Messias Fialho Capelini; Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCAR)

44-DIFERENTES OLHARES SOBRE A SURDEZ E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS
Ana Dorziat – UFPB

45-ESTUDO COMPARADO DAS PERSPECTIVAS CONCEITUAIS DAS SALAS DE RECURSOS E DE APOIO: evoluções e tendências.
FABIANY DE CÁSSIA TAVARES SILVA – UFMS (CAPES/PICDT/PDDE)

46-HISTÓRIA DE VIDA DE MÃES DE PESSOAS COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES: UM GARIMPO DE OLHARES, SENTIMENTOS, PENSAMENTOS E PRÁTICAS SOCIAIS
Kátia Regina Xavier da Silva – UERJ
Simone da Silva Salgado

47-A IGREJA MONÁSTICA E A CONSTITUIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS E DO ALFABETO MANUAL
Lucia Reily – Puc-Campinas
Duncan Alexander Reily

48-AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS DE ALUNOS SEVERAMENTE PREJUDICADOS (pdf)
Morgana de Fátima Agostini Martins – UFSCAR (FAPESP)

49-PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS FRENTE ÀS POLÍTICAS DE RECONHECIMENTO
Patrícia Monteiro Lacerda – PUC-Rio (CAPEs)

50-DIVERSIDADE E EXCLUSÃO: A SENSIBILIDADE DE QUEM AS VIVE. CONSTRUINDO ALTERNATIVAS DE POLÍTICAS DE INCLUSÃO.
SHIRLEY SILVA – SME – CAMPINAS
LISETE REGINA GOMES ARELARO (FAPESP)

51-UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE LIBRAS A FAMILIARES OUVINTES DE ALUNOS SURDOS.
Tárcia Regina da Silveira Dias – CUML
Cristina Pedroso
Juliana Rocha (Fapesp)

52-O ENIGMA DA INCLUSÃO: DAS INTENÇÕES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Maria Elisa Caputo Ferreira – UFJF (CAPES)

53-O PROCESSO DE NORMALIZAÇÃO E OUVINTIZAÇÃO SURDA NO ESPAÇO
Maura Corcini Lopes – UNISINOS

54-A EMERGÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL
GOMES, Adriana L. Limaverde – UFC
FIGUEIREDO, Rita Vieira de – UFC (CNPq)

55-A CONSTITUIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA DO ALUNO SURDO, NA ESCOLA REGULAR, À LUZ DA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
OLIVEIRA, Luciana Aparecida de – UFJF

56-INCLUSÃO: OS SENTIDOS NAS/DAS DISSERTAÇÕES E TESES
MARQUES, Luciana Pacheco – UFJF
OLIVEIRA, Fernanda Dias de – UFJF (PIBIC/UFJF/CNPq)

57-A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE NAS IFES MINEIRAS
SANTIAGO, Mylene Cristina – UFJF/18ASRE

58-DEFICIÊNCIA E EDUCAÇÃO: AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DOS ANOS 70
MOURA, Simone Moreira de – UNIMEP (CNPq)

59-ANÁLISE DA COMPREENSÃO TEXTUAL DE SURDOS ADULTOS DE TEXTOS EM LÍNGUA DE SINAIS E ESCRITOS. (pdf)
LEBEDEFF, Tatiana Bolivar – UPF

60-A POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR: DADOS DE UMA PESQUISA
Bites, Maria Francisca de Souza Carvalho – UCG (UCG)

61-ESFERAS DO COTIDIANO E NÃO-COTIDIANO: REPRESENTAÇÕES DOS EDUCADORES SOBRE A INCLUSÃO (pdf)
GIRLENE GOBETE – UFES
MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO

62-ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES PARA A SOLUÇÃO DE QUESTÕES DE DISCIPLINA ESCOLAR NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
SUMÉRICA SOUZA LOPES DE LIMA (FAPEMIG)

63-O PIONEIRISMO DA ESCOLA (MODELO) FLÄMMING NA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO (INCLUSÃO) ESCOLAR NA ALEMANHA: ASPECTOS PEDAGÓGICOS DECORRENTES
BEYER, Hugo Otto – FACED/UFRGS

64-UM ESTUDO SOBRE OS ENCONTROS DIÁRIOS ENTRE PROFESSORAS E PAIS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
BHERING, Eliana – UNIVALI
MACHADO, Greice – UNIVALI (FUNCITEC/SC)

65-CONTRIBUIÇÃO DE UM PROGRAMA DE JOGOS E BRINCADEIRAS ADAPTADOS PARA A ESTIMULAÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido – UNESP
MANZINI, Eduardo José – UNESP
REGANHAN, Walkiria Gonçalves – UNESP

66-SISTEMAS MEDIADORES NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA SIMETRIA POR APRENDIZES SEM ACUIDADE VISUAL
FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali – PUC-SP
HEALY, Lulu – PUC-SP

67-DISCURSOS POLÍTICOS SOBRE INCLUSÃO: QUESTÕES PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso – UFSC (CNPq)

68-A ESCOLA INCLUSIVA PARA SURDOS: A SITUAÇÃO SINGULAR DO INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS
LACERDA, Cristina B. F. de – UNIMEP
POLETTI, Juliana E. – UNIMEP (FAPESP

)69-PEDAGOGIA DA DIVERSIDADE:NORMALIZAR O OUTRO E FAMILIARIZAR O ESTRANHO
LUNARDI, Márcia Lise – UFSM

70-JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: SEUS DIZERES SOBRE O CENÁRIO COTIDIANO DE SUAS RELAÇÕES PESSOAIS E ATIVIDADES
MAFFEZOLI, Roberta Roncali – UNIMEP
GÓES, Maria Cecília Rafael de – UNIMEP

71-POLÍTICAS PÚBLICAS CONTEMPORÂNEAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro – PUC-MG
AMARAL, Cláudia Tavares do – PUC-MG

72-Educação especial no município de São Paulo: Acompanhamento da trajetória escolar de alunos no ensino regular
PRIETO, Rosângela Gavioli – FEUSP
SOUSA, Sandra Maria Zákia Lian – FEUSP
SILVA, Milena Cintra – FEUSP (CNPq/PIBIC e FAPESP/IC)

73-BEATRIZ, VICTOR E RAFAELA E AS REDES DE SIGNIFICAÇÕES QUE ATRAVESSAM A ESTRUTURAÇÃO DE SUAS AUTOPERCEPÇÕES
SILVA, Mª das Graças Carvalho – PPGE/UFES

74-ANÁLISE DA TEMÁTICA “DEFICIÊNCIA MENTAL” NAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES NO BRASIL
SILVA, Régis Henrique dos Reis – UFSCar
VIDAL, Maria Helena Candelori -UFU
SOUSA, Sônia Bertoni – UFU

75-A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL DOS ANOS 1990: UM ESBOÇO DE POLÍTICA PÚBLICA NO CONTEXTO DA REFORMA DO ESTADO.
CORRÊA, Nesdete Mesquita – UEMS

76-UNIVERSIDADE, EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ALMEIDA, Carina Elisabeth Maciel de.- UCDB (CAPES/PROSUP)

77-Da Educação Especial à Educação Inclusiva? A proposta de “inclusão escolar” da rede estadual de Goiás no município de Goiânia.
ALMEIDA, Dulce Barros de – UFG

78-AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS CO DISTÚRBIOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
ALVES, Márcia Doralina – UFSM
NAUJORKS, Maria Inês – UFSM (CAPES)

79-PRODUÇÃO DE LIVROS BILÍNGÜES: LÍNGUA DE SINAIS E LÍNGUA PORTUGUESA.
CASARIN, Melânia de Melo – UFSM (PROLICEN)

80-O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA PARA ESTUDANTES SURDOCEGAS
COSTA, Maria da Piedade Resende da – UFSCar
CADER-NASCIMENTO, Fatima Ali Abdalah Abdel – AEUDF (CNPq)

81-O PROFESSOR NA ESCOLA INCLUSIVA: CONSTRUINDO SABERES
DAL-FORNO, Josiane Pozzatti – UFSM
OLIVEIRA, Valeska Fortes de. – UFSM (CAPES)

82-O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE COMPUTACIONAL E TELEMÁTICO COM ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL
GALVÃO FILHO, Teófilo Alves – UFBA

83-FORMAS ORGANIZATIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA

PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso– UNISUL / UFSC

84-EDUCAÇÃO X NECESSIDADES ESPECIAIS: UMA QUESTÃO POLÍTICA E DISCURSIVA
LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. – UNICAMP (FAPESP)

85-ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS E RECURSOS “SURDOS” UTILIZADOS POR UMA PROFESSORA SURDA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESCRITA
LEBEDEFF, Tatiana Bolívar– UPF (FAPERGS)

86-ATO FOTOGRÁFICO E PROCESSOS DE INCLUSÃO: ANÁLISE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO
LOPES, Ana Elisabete – PUC Rio

87-DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UMA INVENÇÃO MODERNA
LOPES, Maura Corcini – UNISINOS
FABRIS, Elí Henn – UNISINOS

88-AS PRÁTICAS CURRICULARES DE SALA DE AULA E A CONSTITUIÇAO DAS DIFERENÇAS DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
LUNARDI, Geovana Mendonça – PUC-SP / UNISUL (CAPES / CNPq

)89-IDENTIDADE E ESTIGMA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA: UMA LEITURA A PARTIR DE ERVING GOFFMAN
MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva – UECE
DIAS, Ana Maria Iório – UFC (FUNCAP-CE)

90-ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL PRODUZIDAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP, MARÍLIA (1993-2004)
MANZINI, Eduardo José – UNESP (CNPq / CAPES)

91-AMBIGÜIDADES ESTRUTURAIS E REITERAÇÃO DO MODELO MÉDICO-PSICOLÓGICO COMO MARCAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
MICHELS, Maria Helena – PUC-SP / UNISUL (CNPq)

92-RETRATOS DA PRÁTICA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
MOREIRA, Laura Ceretta – UFPR

93-EDUCAÇÃO DE SURDOS: PERCURSOS E SIGNIFICADOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
MULLER, Márcia Beatriz Cerutti – FEEVALE
KLEIN, Madalena – FEEVALE
LOCKMAN, Kamila – FEEVALE (FAPERGS)

94-A ESCOLA QUE OS SURDOS QUEREM E A ESCOLA QUE O SISTEMA “PERMITE” CRIAR: ESTUDO DE CASO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
QUADROS, Ronice Müller de. – UFSC (CAPES / FUNCITEC)

95-INCLUSÃO ESCOLAR E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE UBERLÂNDIA/MG
SOUSA, Sônia Bertoni. – FACISA/UNIPAM – NUTESES/FAEFI/UFU – UFSCar
SILVA, Rossana Valéria de Sousa e. – NUTESES/FAEFI/UFU

96-A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA SURDEZ: UM DIÁLOGO A PARTIR DE FOUCAULT
TEIXEIRA, Keila Cardoso – IPA

97-FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ALTERNATIVA INCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
SILVA, Adriane Giugni da – UEPA/LEPED
PALHANO, Eleanor Gomes da Silva – UFPA/UNAMA

98-INTERAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (PNEE) POR MEIO DA ARTE
SILVA, Yáskara B.D.R. do Amaral e – FURB
FISCHER, Julianne –FURB